sábado, agosto 26, 2006
A Ovelha Negra

A vida corre bem se estiveres empregado numa empresa como a World Wrestling Entertainment, e se fores uma diva então, potencialmente tens felicidade profissional garantida. Trish Stratus conseguiu construír uma carreira impressionante, sendo recordada como uma das grandes mulheres da história do wrestling, enquanto que Lita está de momento a ajudar um homem pela sua vontade a conseguir o protagonismo e respeito que merece e precisava. Torrie Wilson e Candice Michelle continuam a ganhar grande populariedade e a afirmarem-se como estrelas mediáticas, assim como simbólicamente Maria Kenellis e Melina satisfazem os fãs. Até as concorrentes do Concurso anual Diva search são felizes dentro das suas aparições episódicas, ou seja, estás bem se fores uma diva na WWE, a menos que sejas Lisa Marie Varon, mais conhecida como Victoria.

Durante os últimos dois anos, enquanto que as divas mais populares continuaram a impressionar, consolidando a sua posição dentro da empresa e as novas começaram a ganhar protagonismo, Victoria continuou mantida à margem da ribalta. É ridículo e irónico o facto de uma mulher que possui muitas, senão mais do que qualquer uma diva in-ring skills seja continuamente desprezada sem razões credíveis, vezes sem conta.


No príncipio da sua carreira na WWE, Victoria recebeu admiração e crédito em doses satisfatórias, suficientes para poder desempenhar um papel importante e construír uma bela carreira no wrestling profissional devido ao seu talento e capacidades física e tecnicamente espectaculares e ao seu carácter único. A sua feud com Trish Stratus elevou e muito a fasquia dos combates entre mulheres na promoção e preveu que grandes coisas poderiam vir desta Californiana. No entanto, uma série de decisões por parte da administração durante os últimos anos deixou-a sem nada para poder mostrar as suas habilidades, jobbando e mantendo-se periférica em relação ao "spotlight", que tem vindo a ser ocupado por outras mulheres.

A descida abissal de Victoria começou em meados do princípio de 2004, quando foi vítima de um "face-turn". Em vez de capitalizarem o seu carácter psicótico que estava a ganhar grande populariedade, a WWE decidiu encaminhá-la noutra direcção, completamente diferente e estranha em relação ao percurso desta. Como resultado, a maioiria das suas características mais estranhas e misteriosas foram perdidas e substituídas por maneirismos de uma típica femea face. Para piorar a situação, apesar de ainda possuír o título de campeã das mulheres, defendido contra Molly Holly na Wrestlemania 20,Victoria nem sempre aparecia no Raw, chegando mesmo a permanecer quatro semanas fora do programa, revelando grande desmazelo por parte da equipa creativa em relação à personagem. Ainda assim defendeu o título no Backlash contra Lita sem qualquer construcção da sua parte. Este não foi o único período de tempo em que ela não se encontrou assiduamente na programação após um pay-per-view durante esse ano, também se encontrou desaparecida após o Bad Blood em que perdeu o título para Trish Stratus que efectuou o pin a Lita num combate fatal four way que incluíu também Gail Kim (que era efectivamente a number one contender para Victoria, Trish e Lita foram incluídas no card à ultíma da hora).

Os seus problemas não cessaram aqui, apenas participou no Raw duas vezes no par de meses que se seguiu alegadamente devido a uma lesão contraída por Trish, pelo que a feud não avançou e pela mesma altura começou a fase mais fraca da carreira de Lita devido a outra lesão, muito grave num sítio muito melindroso, o pescoço. O Diva Search de 2004 começou, remediando a fraca situação feminina vivida na altura. Victoria participou no Vengeance do mesmo ano, enfrentando novamente Molly Holly num combate anunciado apenas na Raw anterior ao pay-per-view, mas que curiosamente foi colocado antes do main-event (Chis Benoit Vs. Triple H se não me engano). No ppv seguinte, Summerslam lutou juntamente com as divas da wwe contra as concorrentes do concurso, iniciando no final do combate uma feud com Trish, aparentemente curada, que apenas serviu de trampolim para o grande confronto Trish vs Lita, que deu lugar á famosa interrupção do casamento desta com Kane por parte de uma Trish de lingerie branca. No Unforgiven, novamente sem qualquer construcção, Victoria enfrentou a campeã pelo título das mulheres, tendo sido derrotada. O próprio Dave Meltzer interrogou-se porque é que estas duas se iriam enfrentar no determinado evento sem qualquer suporte. Novamente, Victoria foi deixada de lado nos programas seguintes.



Após o despedimento das wrestlers (no pleno sentido da palavra tal como Victoria o é, algumas das melhores que passaram pela empresa) Gail Kim, Jazz e Nidia em Novembro de 2004, o fado desta ficou ainda mais negro. As suas aparições na televisão escassearam ainda mais durante os seis meses que se seguiram, tendo ficado fora da luta pelo título das mulheres que ficou a cargo de Lita e Trish (Lita venceu o título na Raw em Dezembro, acentuando o papel de Trish como top-heel, reconquistando o título novamente no New Year's Revolution, reinado que durou até à Wrestlemania 22) e com as novas contratações apartir do concurso diva search a passarem-lhe à frente em populariedade (Christy Hemme principalmente), Victoria e o seu estilo de luta ficaram cada vez mais na parteleira. Jobbou durante três semanas seguidas para a estrela Trish Stratus, tendo sido o último desses combates um autêntico squash com vista à preparação do combate na Wrestlemania 21 entre a campeã e Christy Hemme que contou com Lita a seu lado como manager. Começou a ser um hábito a presença apenas fantasmagórica de Victoria no plantel da Raw, assim como o inexistente desenvolvimento da personagem que nunca chegou a ter uma construcção completa após o seu face turn, contando com pouquíssimo tempo de transmissão televisiva. Poderiamos dizer que a sua carreira na WWE estava acabada...

Mas não foi o caso, a 30 de Maio de 2205 no Raw deu-se o tão aguardado heel-turn da personagem ao ter atacado as suas colegas e Jerry Lawler após ter perdido um concurso de bikinis para a "caloira" Christy Hemme. Começou uma "mini-feud" com esta, tendo Victoria declarado numa entrevista que estava farta de ser segunda opção e que era ridículo o facto de Hemme ter conseguido o combate na Wrestlemania transacta, assim como o direito de pousar para a Playboy, juntamente com outras iniciativas que puseram de pé uma storyline decente, para felicidade dos fãs e dos críticos. Parecia que esta mulher finalmente estava a alcançar o reconhecimento e o respeito que merece.



Infelizmente, isso não passou de uma intenção e de um sonho, apesar de Victoria ter vencido Christy no Vengeance num combate de estipulações normais, cedo voltou a caír no desespero de nem sequer se encontrar na programação televisiva, fazendo combates regulamente para o Heat e feudando com Stacy durante pouquíssimo tempo, visto que esta se transferiu para a SmackDown juntamente com Hemme em troca de Candice Michelle e Torrie Wilson. Previsivelmente, ficou sem ninguém para feudar, sendo-lhe desde aí retirado completamente o tempo extra-ringue, fazendo esta apenas alguns combates sem construcção prévia e muito pobres. Com o regresso de Trish por volta do Unforgiven de 2005, Victoria, em vez de recomeçar os assuntos que nunca tinham sido devidamente resolvido entre elas, jobbou para ela continuadamente, deixando que alguém que não é melhor que ela dentro do ringue levar sempre a melhor.

Enfim, acho que este é um caso que não tem qualquer explicação justificável e que é absolutamente injunto para que tem tanto talento e tantas capacidades como é Victoria. Acho que não se irá resolver devido à vontade dos bosses que hesitam veemente em dar lhe um push. considerando todos estes aspectos podemos concluír que não há razão para se fazer isto a algém que construíu um percurso que mostrava futuro, mas que foi desvido rumo ao nada...




PS : Pensem duas vezes antes de votarem no Who is the Queen... Segunda-feira volto com o sétimo roster a pente fino para depois ir de férias, finalmente, pelo que não haverá post de sábado.

Fiquem Bem ;)

 
3 Comments: