"This right here is the future of wrestling," – disse Hogan ao público - "You can call this the new world order of wrestling, brother."
Hogan tinha toda a razão. Esta “storyline” iria mudar o wrestling profissional para sempre. Era o ínicio, discutivelmente ou não, da stable mais dominante de toda a história do wrestling profissional. Não só pelo número (exagerado também, diga-se) de wrestlers que teve, mas como dominavam o show. Esta stable foi a figura principal sem dúvida de uma federação, e, para além da enorme quantidade de wrestlers que teve, também tinham muita qualidade.
Talvez mais importante de tudo, foi por causa desta stable que a WCW ganhou audiências à WWF. Estou a falar claro da New World Order. Como já disse, mudaram o mundo do wrestling, sem dúvida alguma. No entanto, o nº de wrestlers era exagerado. O próprio Eric Bischoff disse, os membros da nWo às vezes até chegavam a 30 (!) elementos. Isso foi o que levou certamento ao fim da nWo, e consequentemente, da WCW. Chegou uma altura em que as trocas já chateavam.
Fala-se da nWo para o Survivor Series deste ano, devido a um cartaz, em que dava DX vs nWo. Eu não acredito muito. Será mesmo verdade....?
O que era a New World Order
A New World Order (ou nWo) era, juntamente, uma storyline e uma stable de wrestlers. Esta storyline, iniciada pela WCW, começou a 7 de Julho de 1996, no PPV “Bash at the Beach”. Esta storyline envolvia uma stable “fora” da WCW – originalmente Scott Hall, Kevin Nash e Hulk Hogan – invadindo a WCW. Isto foi um ponto de viragem na história do wrestling, pois atraiu milhões de fans para a WCW e ajudou o Pro Wrestling a voltar ao “entretenimento”.
Storyline original
Segundo a storyline, os nWo eram representantes de outra organização de wrestling (não mencionado, mas claro que era a WWF) que planeavam tomar conta da WCW. Scott Hall apareceu primeiro no Memorial Day em 1996, interrompendo shows, “destruindo” os announcers. Hall prometeu uma “pequena..grande..surpresa”, que acabou por ser o antigo WWF Champion e seu amigo, Kevin Nash. Estes eram referidos como os “Outsiders”, pois várias vezes colocavam-se junto à entrada da arena distraindo os wrestlers, ou caminhando pelo meio do público, etc. Várias semanas depois, Hall e Nash anunciaram o aparecimento de um terceiro homem mistério (foi perguntado a Sting se queria este papel, mas este não queria ter uma heel turn). Bret Hart era o escolhido, mas a WCW não arranjava maneira de o adquirir à WWF (pelo menos, antes do Montreal Screwjob).
No “Bash at the Beach”, estava programado Hall e Nash, fazerem equipa com o seu parceiro mistério contra Lex Luger, Sting e Randy Savage. Os “Outsiders” apareceram sem o tal terceiro homem mistério. Gene Okerlund veio ao ring confuso perguntar afinal quem era o 3º homem.
Disseram simplesmente que ele estava no edifício mas não precisavam dele neste momento. Durante o combate, Luger foi lesionado fora do ring e os paramédicos vieram. Agora, estava 2 vs 2. Perto do final do combate, apareceu Hulk Hogan, que chocou os fans do wrestling traindo Savage e Sting para ajudar Hall e Nash, com o combate nem chegar a terminar. Numa entrevista a seguir, Hogan disse que a razão da “turn” era que estava cansado que os fans também se virassem contra ele. Para mim, esta foi, se não a melhor, das melhores “heel turns” de sempre na história do Pro Wrestling.
Hogan disse que esta nova faction era a “new world order” do wrestling e com isto, começou uma longa feud entre a WCW e a nWo. Foi neste tempo, que a WWF lançou um processo, alegando que a storyline da New World Order implicava que Hall e Nash eram invasores mandados por Vince McMahon, para destruir a WCW. Este processo alargou-se por vários anos, antes de ser combinado fora do tribunal. O acordo fez com a WWF tivesse o direito do preço de posses da WCW, caso fossem a vender, o que aconteceu em Março de 2001. No Fall Brawl de 1996, a “Team NWO” derrotou a “Team WCW”, cimentando a sua “liderança” dentro da WCW. Sting, que era dos principais apoiantes da WCW, ficou desgostado pela acusação que lhe fizeram que teria-se juntado à nWo, e depois desse combate, disse à WCW para “se lixar” e saiu por uns tempos. De seguida, a nWo estreou um Impostor Sting, que fez pensar aos fans que Sting os traiu. A nWo começou a dominar a WCW e novos membros apareceram depois, incluindo Ted DiBiase, Syxx (X-Pac) e The Giant (Big Show), e até um árbitro, Nick Patrick. O lendário wrestler “Macho Man” Randy Savage liderava na batalha frente à nWo, mas no final ele perdeu com Hogan e desapareceu. A WCW estava a perder esta guerra e brevemente, aparecia Rowdy Roddy Piper na WCW para combater o seu antigo “conhecido” Hulk Hogan, que agora era mais conhecido por “Hollywood” Hulk Hogan. Ele chocou a WCW depois, dizendo que o Presidente Eric Bischoff era a “mente” por detrás da nWo, e por isso era uma das razões para a stable ter sucesso. Piper conseguiu vencer Hogan, mas não ganhou o título. Em Novembro de 1996, a nWo perdeu o seu primeiro membro. O The Giant venceu uma Battle Royal de 60 (!) homens, ganhando uma oportunidade pelo título de Hogan. The Giant insistiu em ter essa oportunidade e por isso foi expulso da nWo. Em Janeiro de ’97, a nWo inaugurou até o seu primeiro PPV, de nome “Souled Out”. No main-event, Hogan defrontou o The Giant e venceu-o, graças à ajuda do árbitro Nick Patrick. Nash e Hall perderam os títulos de Tag Team para os irmãos Steiner, mas, na noite seguinte, Eric Bischoff devolveu os títulos à nWo, reclamando que Randy Anderson, árbitro do combate depois de Nick Patrick ser sido KO, não era o árbitro programado para aquele combate. Em Fevereiro, outro grande choque para a WCW. Randy Savage voltou e juntou-se à nWo. Durante 1997, a nWo controlou a WCW. A WCW, no entanto, conseguiu uma grande vitória, quando Lex Luger venceu Hogan pelo título, em Agosto desse ano, apesar da interferência em massa do resto da nWo. No entanto, Hogan recuperou o seu título no Road Wild, ainda nesse ano, mais uma vez beneficiando da interferência da nWo. Em Setembro, os nWo defrontaram os Four Horsemen, ganhando o combate, com Curt Hennig traindo os Four Horsemen, de Ric Flair, e juntando-se à nWo. Depois de estar fora dos ringues por volta de 1 ano, Sting voltou à acção para combater Hogan no StarrCade de 1997. Este era um dos combates mais aguardados na WCW.
Sting vs Hogan
Depois de Setembro de 1996, o velho Sting tinha desaparecido. Mais tarde, um novo Sting aparecia nos events da WCW. Era um Sting silencioso e “escuro”. Tinha um casaco preto comprido, com uma maquilhagem na cara que parecia um mimo, cabelo longo preto e um escorpião na sua camisa preta. Este novo Sting trazia um taco de baseball com ele, a única arma que ele precisava. Depois, Sting começou a atacar os membros da nWo, incluindo o Impostor Sting (que era Jeff Farmer).
Cliquem aqui para verem um dos ataques de Sting à nWo (01:45)
Sting e a nWo colidiram no Uncensores 1997. O main-event era um “three way team brawl” entre a Team nWo, WCW e Piper. Depois da vitória da nWo, Sting veio e com o seu taco de baseball e destruiu Nash, Hall e outros membros da nWo. Sting queria destruir a New World Order, mas combater frente a Hogan. O Comissioner J.J. Dillion queria marcar um combate frente a Hennig mas Sting só queria Hogan. No mês seguinte, Dillion lesionou-se num ataque da nWo e Piper foi anunciado com Comissioner interino. Piper fez Sting, Raven e DDP, que estava numa feud com Randy Savage, seus aliados, para apanhar Hogan. Sting aparecia em combates da nWo e atacava-os se fosse necessário. Estes jogos psicológicos chegaram até a um Cage Match, entre Hollywood Hogan e Roddy Piper, em que vários “clones” de Sting apareceram à volta da Jaula. Esta distracção custou a vitória a Hogan. Uns meses depois, foi marcado o tal combate do Starrcade 1997, entre Sting e Hogan. O Starrcade também presenciou um combate entre Larry Zbyzsko (representando a WCW) contra Eric Bischoff (representando a nWo) pelo controlo do Monday Night Nitro. Bischoff, semanas antes do combate, anunciou numa chamada telefónica que tinha contratado Bret Hart, possivelmente juntando-se à nWo. Eric anunciou renunciar ao combate, se não escolhessem um árbitro “justo” e escolheu... Bret Hart para árbitro. Foi neste contexto que a nWo tomou contra do Nitro a seguir ao Pay-per-View, que tornou-se o único episódio do nWo Nitro. A lealdade de Hart à nWo foi questionada, depois de, depois de uma interferência de Scott Hall, ter dado a vitória a Zbyzsko. No main-event, Sting vs Hogan, o árbitro Nick Patrick deixou Hogan ganhar com uma “contagem rápida”, que fez com que Hart recomeçasse o combate e no fim, proclamasse Sting como o novo WCW Champion.
No Nitro seguinte, na desforra, Hogan não conseguiu vencer o título e os dois lutaram novamente no Superbrawl de 1998, onde Sting venceu com a ajuda de Randy Savage. Pela primeira vez, a nWo tinha problemas dentro dela. Savage tinha problemas com Hogan e resolveram as diferenças num Cage match. Savage iria derrotar Sting pelo WCW/NWO Title, no “Spring Stampede”. Hogan estava zangado, pois outro elemento da nWo tinha o titulo e desafiou Randy Savage na noite seguinte no Nitro. Em mais uma chocante reviravolta, Bret Hart interferiu e ajudou Hogan a vencer o Título novamente.
NWO Wolfpac vs NWO Hollywood
No dia 4 de Maio de 1998, a WCW anunciou que a nWo se dividiu em duas “factions”, oficialmente terminando o reinado da elite da nWo. As duas stables eram a nWo Black & White (mais tarde, nWo Hollywood), liderada por Hollywood Hogan e Eric Bischoff e os nWo Wolfpac, cujas cores eram preto e vermelho. Durante esta parte da NWO storyline, os wrestlers da WCW como Goldberg eram os faces, os wrestlers da nWo Wolfpac eram tweeners e os wrestlers da nWo Hollywood eram heels. A NWO Wolfpac é considerada por muitos a stable face/tweener mais popular e com sucesso no Pro Wrestling.
NWO Wolfpac
O termo “Wolfpac” foi utilizado pela primeira vez para descrever os membros fundadores da nWo (Scott Hall e Kevin Nash) e Syxx, alguns dos mais importantes elementos do grupo original. A NWO Wolfpac foi criada por Kevin Nash juntamente com Scott Hall. No entanto, Hall e os seus companheiros na Wolfpac, Curt Hennig e Rick Rude, juntaram-se à nWo Hollywood algum tempo depois. Em Junho de 1998, o ex-membro da nWo Hollywood Randy Savage aliou-se aos Wolfpac. Outros membros se juntaram, tais como Konnan e Lex Luger. O último membro a entrar foi o inimigo de longa data da nWo original, Sting.
Cliquem aqui para ver um vídeo de triburo aos nWo Wolfpac(03:35)
NWO Hollywood
A NWO Hollywood foi liderada por Hogan e incluía, entre outros, Eric Bischoff, Brian Adams, The Giant, Dusty Rhodes e Dennis Rodman. Como acima está mencionado, Scott Hall, Rick Rude e Curt Hennig entraram posteriormente depois de terem traído os Wolfpac. Num momento, os membros da NWO Japan ( wrestlers que trabalhavam com a nWo gimmick na NJPW) juntaram-se aos nWo Hollywood.
O “Fingerpoke of Doom”
As duas stables lutaram uma contra a outra durante 1998. No dia 6 de Julho de 1998, Hogan perdeu o título para Goldberg e a nWo lentamente começou a perder os “olhares”. Parecia que todo o roster já estava dentro da nWo, não restava mais ninguém para lutar. A divisão em dois também destruiu a nWo, pois nunca chegaram a ter o velho poder. Em Outubro de 1998, Hogan saiu da nWo e saiu por uns tempos. No inicio de 1999, Nash era o campeão da WCW e ele e Hogan conspiraram um grande regresso em Janeiro. A stoyline acabou a 4 de Janeiro de 1999 naquilo que ficou conhecido pelo “Fingerpoke of Doom”. Nessa noite, Nash iria defender o título frente a Goldberg. No entanto, este foi preso a meio do show por acusações de assédio. Então, Hogan voltou e desafiou Nash pelo titulo. Durante o combate, Hogan (acompanhado por Scott Steiner) “empurrou” Nash (acompanhado por Scott Hall) ao chão com o seu dedo indicador e fez o pin para ser o novo campeão. No fim celebraram todos. Era o regresso da nWo, com os elite. Os nWo Black & White continuaram mas com wrestlers menos cotados. O grupo, que não durou muito tempo, era muitas vezes chamado nWo B-Team.
O fim da nWo na WCW
A meio de 1999, a nWo tinha desaparecido. Nos fins de 1999, a nWo voltou mais uma vez com Nash, Hall, Bret Hart, Jeff Jarrett, Scott Steiner, os gémeos Harris e, outro árbitro, Mark “Slick” Johnson.
Também trouxeram várias modelos para os acompanhar. A nWo durou até ao início de 2000, também prejudicada pela lesão e retirada de Bret Hart, o líder do grupo. Neste ponto, não só a nWo, mas como a WCW inteira, entraram num tempo que parecia de declínio sem ter fim, pois já era batida pela WWF nas audiências e era uma federação que passou para 2º lugar, uma situação que os fans da WCW culpavam os responsáveis da federação, pois alargaram a storyline da nWo por muito tempo. O grupo heel da WCW foi substituido pelos The New Blood em 2000. No fim de 2000, os nWo tentaram reunir-se novamente, mas foi logo esquecido.
O aparecimento da NWO na WWF/WWE
Depois de a WWF ter comprado a WCW em 2001, Vince McMahon trouxe Hogan, Hall e Nash como a nWo, no No Way Out, em Fevereiro.
Cliquem aqui para verem a nWo no No Way Out(02:00)
Nesta storyline, a nWo veio para aliar-se aos McMahons (Shane e Stephanie) numa tentativa de “matar” a WWF, para que Vince McMahon não tivesse de partilhar o poder com o novo co-patrão da WWF, Ric Flair. No entanto, Hogan saiu do grupo depois de perder com The Rock na Wrestlemania X-8 e foi atacado depois por Hall e Nash. O regresso de Hogan à WWF depois de 8 anos viu mais fans a apoiá-lo do que fans a apoiar The Rock, que era o suposto face. Como resultado, Hulk virou face e entrou numa feud contra Hall e Nash, juntando-se a The Rock. Hall e Nash trouxeram mais dois elementos para a nWo: X-Pac (ex-Syxx) e Big Show (ex-The Giant). A reunião da nWo na WWF não iria durar muito. Hall saiu em Maio, devido a problemas com a bebida numa tour ao Reino Unido. Flair, mais tarde, iria tornar-se num semi-membro da nWo, traindo Steve Austin. Como patrão da Raw, Flair programou um Lumberjack match com Austin, enfrentando o novo membro da nWo, que acabou por ser Booker T. Nash apresentou depois Shawn Michaels na nWo em Junho de 2002. HBK depois “pontapeou” Booker T para fora da nWo, com um Sweet Chin Music.
Um mês depois, a nWo estava praticamente acabada, com Vince McMahon a ganhar o controlo total da WWE de Ric Flair. A última “machadada” na nWo foi o desmaio de X-Pac antes de um show em Julho e uma lesão de Nash. Ironicamente, a nWo acabou na mesma noite que Eric Bischoff, o homem que criou a nWo, estreou-se na WWE, como General Manager do Raw.
Conclusão
Com isto, acho que não há dúvida nenhuma que a nWo foi stable mais dominante de toda a história do Pro Wrestling. A New World Order também não foi uma stable, mas como disse no início, era uma storyline. A nWo foi a grande responsável da subida das audiências da WCW em relação à WWF, mas também, o tempo da storyline prejudicou e muito a própria WCW, já para não falar na quantidade de wrestlers que a nWo teve, que chegavam a ser a WCW quase toda... Para terem uma ideia, aqui fica os wrestlers que a nWo teve em 1998:
1998 (Black and White)
Hulk Hogan, Scott Hall, Kevin Nash, Curt Hennig, Rick Rude, Scott Steiner, Brian Adams, Horace Hogan, Scott Norton, Eric Bischoff, Dusty Rhodes, Bret Hart, Louie Spicolli, Konnan, Dennis Rodman, Miss Elizabeth, Buff Bagwell, Tenzan, Muto, Chono, Saito, The Disciple, Stevie Ray.
1998 (Wolfpac)
Kevin Nash, Sting, Lex Luger, Curt Hennig, Rick Rude, Konnan, Randy Savage.
E um dos motivos deste post sobre os nWo é este poster que saiu à pouco tempo e que, segundo ele, vai ser nWo vs DX no Survivor Series deste ano. Para começar, na minha opinião, o poster nem é oficial, deve ser mais um para concursos de design ou coisa do género. Senão vejamos... esta seria para aí, a 20ª reunião da nWo. Ainda para mais, na nWo, o Hogan era heel. Tudo bem que ele anda por aí (lesionando-se a levantar-se do sofá e tudo) frente ao Randy Orton, mas Hogan a heel? Não me cheira. O poster até pode ter vindo da WWE, mas se veio só pode ser para pregar uma partida ao pessoal da Net, pois parece que o que acontece na WWE, já se sabe na net sempre...Não estou a ver onde iriam buscar pessoal para a nWo nesta altura, vamos esperar, ainda falta muito....