quinta-feira, agosto 24, 2006
Shut your Mouth and Know your Role!
Bem-vindos antes de mais a mais um dos meus artigos. Como sabem esta semana foi semana de SummerSlam, que é o segundo maior PPV da WWE. Pelo menos, é o que é suposto ser e toda a gente diz isso. Não sei porquê, talvez pelos seus grandes combates que teve, não sei. O que é certo é que a edição deste ano esteve razoável. Não vou dizer que foi um grande PPV, pois essa não é a minha opinião. Vemos uns combates bons, outros nem por isso.
Mas a propósito do SummerSlam, queria destacar as lendas ou futuras lendas da WWE, que ocuparam o PPV. Não vimos nenhum Carlito, Shelton ou até mesmo o Intercontinental Champ, Johnny Nitro. Ao menos colocavam um IC Title match, já que o Kane é o nº1 Contender ou mesmo um Women’s Title Match com Lita, Trish e Mickie por exemplo. Davam algum bom tempo a este combate e seria dos melhores do SummerSlam.
Mas não vou falar do PPV do passado Domingo, nem comentar os resultados. Com estas lendas todas – Foley, Flair, Hogan – a aparecerem no SummerSlam há algumas que também gostaria de vê-las outra vez. Naturalmente algumas seria completamente impossível, mas vou citar alguns nomes: Bret Hart, Owen Hart, o próprio Eddie Guerrero, Steve Austin, The Rock, etc. Estes são alguns dos nomes que marcaram a WWF/E nos últimos anos e até o Mundo do Wrestling. Infelizmente, alguns desses já não estão entre nós, vítimas do seu passado negro ou por acidentes fatais. Outros não podem lutar devido a lesões e ao perigo de, uma manobra mal feita, acabarem com eles. Mas, dos nomes que referi em cima, há um que pode lutar, quando e onde quiser. Estou a falar claro de The Rock.
Se há um homem que marcou o Mundo do Wrestling e todos os seus fãs, não é preciso pensar muito e estar a puxar dos neurónios... The Rock é esse homem. Muitos dizem que ele era fraco no ring, que valia pela sua capacidade entreter. Eu cá não concordo. Rock era, e é, muito melhor do que muitos dizem. O “People’s Champ” não é SÓ a sua capacidade para entreter, também é bem bom dentro d ring, basta sacar vários combates dele para verem o que estou a dizer. O Rock tinha sem dúvida vários movimentos, tinha um bom finisher na minha opinião (leia-se Rock Bottom) e outro que, enfim..é mais fraquinho. Mas também um wrestler não se mais totalmente pelos finishers, não é verdade? Continuando, Rock para além das suas boas in-ring skills, tinha (ou tem, vamos ver se ainda regressa) outra coisa que o diferencia de quase todo o wrestler deste mundo: A sua capacidade de entretenimento, a sua capacidade de levar um público ao rubro, a sua capacidade ao microfone. Realmente, quem acompanhou wrestling nessa altura sabe do que falo. A Heel ou a Face, The Rock era o mestre das promos, não há como negá-lo. Ainda para mais, quem dá nome a 3 dos 5 jogos da SmackDown! para PS2 está tudo dito. Rock teve bons combates, pois para além de ser bom dentro do ring, conseguia transmitir a intensidade para a arena toda. Juntando a isto tudo, as catchphrase que ficam no ouvido de todos... If ya Smelelelelel.......
The Rock, de seu nome real, Dwayne Douglas Johnson nasceu na Califórnia no dia 2 de Maio de 1972, tendo actualmente 34 anos. É mais conhecido por The Rock, o seu ring name na WWE e neste momento, está a ter uma carreira, pode dizer-se, de sucesso, em Hollywood. Antes de se tornar em The Rock, era conhecido por Rocky Maivia, em homenagem ao seu pai, Rocky Johnson e ao avô materno, High Chief Peter Maivia, o “líder” da conhecida família do wrestling de Samoa. Rock neste momento está semi-retirado do wrestling, por causa da sua carreira de actor.
Johnson nasceu em Hayward, na Califórnia. Rocky, o pai, foi WWF Tag Team Champion nos seus tempos e a sua mãe, Ata Maivia, vem de Samoa. Para representar a tradição da família, The Rock tem uma tatuagem no seu ombro esquerdo, em homenagem ao avô Peter Maivia. Passou a sua infância vivendo com os avós maternos em Honolulu, no Hawaii. Frequentou escolas locais e depois, foi viver para o Connecticut. Durante este tempo, The Rock frequentou cerca de 4 escolas.
Na escola secundária, devido à carreira do pai Rocky, estes mudarma-se para a Pennsylvania. The Rock não teve problemas de adaptação e seguiu as pisadas do pai. Começou a jogar futebol americano no Bethlehem’s Freedom High School. Em reconhecimento do seu trabalho, recebeu propostas de bolsas de estudo de desporto de várias universidades, mas escolheu a de Miami. The Rock continuou no Futebol Americano e até foi pensado que poderia entrar na NFL. No entanto, essas esperanças foram por água a baixo, devido a uma grave lesão nas costas. Depois de ter tirado um curso, ainda assinou por um clube da liga Canadiana de Futebol Americano, mas foi retirado da equipa após 1 ano. Johnson posteriormente decidou seguir as pisadas do pai e do avô e interessou-se pelo Wrestling.
Além do pai e o avô, vários membros da família são, ainda, ou reformados, lutadores de wrestling, incluindo os tios, os Wild Samoans e primos, como Yokozuna, ex-Campeão da WWF já falecido, Rikishi e o actual lutador do RAW, Umaga. Quando declarou a sua vontade de seguir as pisadas da família, o pai de Rock concordou em treiná-lo, mas que iria ser puxado. Com a ajuda do Hall of Famer da WWE, Pat Patterson, Johnson assegurou uma experiência na WWF. Impressionado com o talento e o carisma, assinou pela WWF, depois de ter estado na USWA.
Johnson lutou pela 1ª vez na WWF sob o nome de Rocky Maivia. A WWF aproveitou a ligação com o pai e o avô, dizendo que era a 1ª estrela de terceira-geração a lutar pela companhia. Rock estreou-se como babyface, e ganhou sucesso no início, vencendo o prestigiado Intercontinental Title, três meses depois da sua estreia. No entanto, o wrestling tinha mudado desde a época de Hulk Hogan e os fans estavam a ficar fartos da personagem “boazinha”, talvez em parte do crescimento de popularidade de Stone Cold Steve Austin. Apesar de ser muitas vezes assobiado e “booado”, com cânticos como “Rocky Sucks”, Johnson era forçado a ir ao ring e sorrir, como o público o estivesse a aplaudir. (era suposto estarem!).
Tendo em conta estes acontecimentos, Rocky virou heel, era inevitável e juntou-se aos “Nation of Domination”. Agora autorizado a ser mais ou menos como ele próprio, Rocky Maivia tornou-se no The Rock, uma personagem carismática e arrogante, que acabou mesmo por expulsar o próprio lider Farooq. Na Wrestlemania 14, The Rock foi entrevistado e disse como conduziria as coisas se fosse Presidente dos EUA. Este respondeu que o nome “Ruler” seria melhor que “Presidente” e que iria transformar a “White House” (Casa Branca) num “Palatial Palace”. The Rock tornou-se popular, com as catchphrases, por exemplo: “If ya smell, what The Rock is cookin’”, “Know your Role and Shut Your Mouth”, “Just Bring It”, etc. Diga-se que isto também “inspirou” os jogos de wrestling para a PlayStation, em que 3 edições do SmackDown! seriam intituladas: Know your Role, Shut Your Mouth e Just Bring It. The Rock também ficou famoso por se referir a ele próprio na 3ª pessoa, como “The Rock says...”. Rock iria virar face outra vez, saindo da Nation.
A popularidade de Johnson valeu-lhe o WWF Title em 1998, Survivor Series, com apenas 26 anos. Neste momento, Rock virou heel novamente, juntando-se a Vince e Shane McMahon da stable Corporation. The Rock começaria uma feud com Mankind pelo WWF Championship. No princípio de 1999, Mankind iria derrotar Rock pelo titulo, com a ajuda de Stone Cold.
The Rock iria recapturar o titulo num “I Quit” match na Royal Rumble de ’99, num combate que viu The Rock acertar em Mankind com a cadeira por 17 (!) vezes, deixando-o inconsciente e usando uma gravação de Mankind a dizer “I Quit” para enganar o árbitro. No entanto, este reinado também não durou muito tempo, pois pouco tempo a seguir, ainda em Janeiro, Mankind derrotou Rock outra vez. Esta feud durou até 15 de Fevereiro, onde The Rock venceu outra vez o WWF Title num Ladder match, depois de Big Show ter aplicado um Chokeslam a Mankind numa escada. Na Wrestlemania XV, Rock perdeu para Stone Cold o título e esta feud iria prolongar-se até Maio. Os fãs da WWF começaram a apoiar The Rock, apesar deste ser o “mau da fita”, devido às suas hilariantes entrevistas, gozando com tudo e todos. The Rock virou face outra vez, traindo Vince McMahon e estabelecendo uma feud com Undertaker e a Corporation Ministry, juntando-se algumas vezes a Stone Cold. A feud com ‘Taker terminou com uma derrota para Rock. Este feudou depois com Billy Gunn durante o Verão de ’99. Rock encontrou-se depois em várias oportunidades por Títulos na WWF, tanto sozinho como em Tag. Encontrou um parceiro no seu antigo inimigo Mankind para criar a “Rock’n’Sock Connection” e ganharam os WWF Tag Team Titles. Esta equipa participou num segmento chamado “This is your Life” onde Mankind trouxe pessoas do passado de Rock, como a namorada no Liceu ou a professora no Ginásio, que até hoje é o segmento mais visto na história do RAW (quem vê o Comedy Inc. na Sic Comédia, certamente já viu sketches como este do This is your Life).
Em Janeiro de 2000, The Rock e Big Show eram os últimos homens na Royal Rumble. Num controverso final, Big Show iria eliminar Rock numa posição de Running Powerslam, mas quando chegaram à borda, The Rock fez reverse. Os que viram o PPV não viram os pés de Rocky tocarem no chão. No entanto, Big Show tentou provar à audiência que os pés que tocaram no chão foram o de Rock e não os dele. Ele provou mesmo isso e como a decisão de The Rock ter ganho a Royal Rumble não pode ser anulada, foi marcado um nº1 contender para o No Way Out, onde Big Show saiu “por cima” graças à interferência de Shane McMahon. The Rock derrotou mesmo Show noutro combate e reentrou no combate pelo WWF Title na WrestleMania. Mick Foley, The Rock, Big Show e Triple H lutaram nessa noite num combate de eliminação. Cada um dos lutadores vinha acompanhado por 1 McMahon, sendo o companheiro de Rock, Vince, que viria a traí-lo dando-lhe 2 cadeiradas, para o Campeão, HHH, fazer-lhe a cover. The Rock iria feudar pelo título com Triple H, tendo vários combates clássicos, como um Iron Man no Judgement Day, em que Shawn Michaels era o árbitro especial.
Rock venceria o WWF Title mais tarde no King of the Ring 2000, defendo o título depois várias vezes. Rock perderia o WWF Title em Outubro, para Kurt Angle.
Em 2001, Rock feudou com Kurt Angle pelo WWF Title e com Stone Cold Steve Austin. The Rock entrou na WrestleMania como WWF Champion, mas perdeu para Austin graças a Vince McMahon. Depois disso, retirou-se por uns tempos para filmar “O Rei Escorpião”, depois de uma suspensão (kayfabe) de Mr. McMahon. The Rock regressaria mais tarde, em Julho, e durante a “Alliance storyline”, teve que se decidir se apoiava a WWF ou a Aliança. Vince disse a Rock para dar às pessoas aquilo que elas querem e este deu um Rock Bottom ao patrão. Parecia que tinha-se juntado à Alliance, cumprimentando Shane McMahon, mas depois de um Spine Buster e um People’s Elbow a Shane “regressou” à WWF. Depois, protagonizou uma feud com o WCW Champion, Booker T, e venceu o título no SummerSlam de 2001. Mais tarde, perderia e venceria novamente o título derrotando Chris Jericho. Depois de no Survivor Series, a Team WWF ter batido a Alliance, o título foi rebaptizado como World Heavyweight Championship. Em Dezembro, Rock perderia para Jericho.
Em 2002, Vince McMahon introduziu a nWo na WWF e Rock começou uma feud com Hollywood Hulk Hogan, que terminou numa vitória de Rock na WrestleMania X-8. Hogan, o suposto “heel”, foi aplaudido nesse combate em Toronto. The Rock venceria o seu sétimo e último WWE Title, quando derrotou Angle e Undertaker em Julho, após um Rock Bottom em Angle. Perderia 1 mês mais tarde, no SummerSlam para Brock Lesnar.
Em 2003, The Rock virou heel, quando criticou Hulk Hogan. O rematch da Wrestlemania no No Way Out, terminou com mais uma vitória de Rock. Mais tarde, começou uma feud com Hurricane e outros faces. Também tinha um segmento, onde, tocava guitarra e cantava canções a gozar com a cidade onde se realizava o evento. Rock também gozava com o Canadá com uma canção, por exemplo: “Canadians have no class... that's why they can kiss the People's Ass”.
Quando Stone Cold regressou estes 2 feudaram outra vez, com Rock a vencer Steve na WrestleMania XIX. Rock teve uma rivalidade depois com Goldberg, perdendo no Backlash, onde Rock foi aplaudido e Goldberg assobiado. Depois disto, Rock virou face outra vez, virando-se contra Jericho e Christian. The Rock, com a ajuda de outro babyface, Booker T, venceu Jericho e Christian, fazendo a sua versão do “Spin-a-Roonie”.
Com o poder que tinha a personagem de Rock, crescia o interesse de Hollywood. The Rock era até o apresentador às vezes do Saturday Night Live, mesmo a lutar a tempo inteiro. Johnson começou a receber ofertas de Hollywood e a partir daí nunca mais trabalhou a tempo inteiro. Na WrestleMania XX, The Rock teve aquele que é até agora o seu último combate na WWE. Mick Foley havia sido atacado pelos Evolution várias vezes e Rock voltou para ajudar o seu amigo. Ric Flair, Batista e Orton defrontaram Foley e The Rock, onde os Evolution venceram graças a um RKO de Randy a Foley. The Rock apareceria mais tarde nos segmentos da RAW Diva Search de 2004 e nunca mais apareceu numa emissão da WWE desde essa altura. A sua carreira em Hollywood tem sido positiva, onde já participou no “Rei Escorpião”, “Rundown”, “Doom”, “Be Cool” e vai protagonizar “Johnny Bravo” em Novembro.
Vendo isto, não deve haver dúvidas do wrestler e entertainer que Rock é. Como disse logo no início, muitos criticam a sua habilidade dentro de ring, sem razão. E mesmo que Rock fosse um... “tosco” dentro de ring qual seria o problema? Realmente, não ganharia tantos títulos como ganhou, mas.. ganhava alguns com certeza. Vejam o exemplo do Ultimate Warrior. Um dos maiores “toscos” que já vi dentro de um ring e ainda assim, conseguiu ganhar o WWF Title e o Intercontinental Championship. No entanto a sua personagem valeu-lhe a subida até ao topo. Warrior é a Superstar mais polémica da WWF.. de sempre, não tenho dúvidas. Continuando com o Rock, este também teve boas feuds, bonitas de se ver, sempre com bons combates. Um exemplo, é a feud com Stone Cold Steve Austin, considerada uma das melhores de sempre, com excelentes combates. Veja-se que Rock vem de família com grandes tradições neste negócio, mas nenhum teve tanto sucesso como ele próprio.
As promos e o poder ao microfone ajudaram e de que maneira a ascenção. Já vi muitas promos do Rock e admito que é difícil ver algumas com tanta qualidade.
As suas catchphrase também, como já referi, cativam qualquer um, ainda para mais.. porque trata-se do próprio The Rock. O “People’s Champ” teve várias faces e heel turns ao longo da sua rica carreira, mas o que importa é que ganhou 7 vezes o WWF Title, já para não falar do Undisputed Title, Títulos de Tag Team, etc.
Por falar em Tag Team, também fez parte de uma Team com Mick Foley, a Rock’n’ Sock Connection. Tag com um homem que, na minha opinião não é bom em termos técnicos no ring, mas consegue “puxar” pelo público pondo o seu corpo “em jogo”. Esta tag marcou o seu tempo é verdade e ganhou vários Títulos de Tag Team, 3 se não me engano.
Para terminar, não é de estranhar o interesse de Hollywood em The Rock. Discutivelmente, o melhor com o micro. Acredito que outras Superstars poderão seguir o caminho de The Rock: Triple H, seria uma boa aposta, embora não ache que deixaria o sogro “sozinho” LOL. Sem mais me despeço, volto para a semana.
E já agora, agradeçam à “lesão nas costas”, por verem este grande Entertainer no negócio do Pro Wrestling :) Comentem sff!!!! E podem dar sugestões para os próximos artigos!
Provavelmente vou estar fora de Sábado (dia 26) até Sexta-feira (dia 1), pois irei de férias. Por isso, e logicamente, não vou estar cá para fazer o report da ECW e a minha crónica semanal. Peço compreensão e Obrigado!
2 Comments: