sexta-feira, setembro 15, 2006
Mais um Top 10 de Tag Teams...

Bem-vindos à crónica desta semana. Já devem ter visto isto noutro lado qualquer, mas como esta semana e a partir de agora vou entrar em aulas, só poderá ser possível 1 crónica "igual" para todos os blogs numa semana.

Esta semana, vou fazer o meu top-10 de Tag Teams, devido a um iniciativa de vários membros deste blog, em fazeram o seu top-10 de Tags e talvez, mais tarde, de Stables. É obvio que não espero que concordem totalmente comigo e isto porque boas Tag Teams há muitas, e gostos não se discutem, por isso podem fazer o vosso top-10 nos comentários a este post, por exemplo.

10- Dudley Boyz

Os Dudley Boyz são talvez a tag team mais “extrema” deste Top10. A equipa, formada por Bubba Ray e D-Von Dudley (depois também com a presença de Spike), foram uma grande tag-team, em que começaram na ECW, onde de imediato, bateram um record. Os Dudleyz detêm o record do ECW World Tag Team Championship com oito triunfos, sendo por isso talvez a tag team mais marcante do Hardcore. Em 1999, os Dudleyz chegaram à WWF. Aqui, nas suas primeiras promos, Ray punha uns óculos pretos e D-Von dava-lhe chapadas na cabeça para as palavras “sairem”. Essa “gimmick” acabou por acabar, mas os óculos não desapareceram. Enquanto parte da WWF, os Dudleys ficaram conhecidos pelo uso de mesas como armas no ring e, frequentemente, usando as mesmas mesas para aplicaram o seu finisher 3D (Dudley Death Drop). Esta equipa, pode dizer-se, inseparável ao longo dos anos, tem uma grande combinação dentro de ring e uma gimmick que pessoalmente aprecio, sendo das tag-teams que mais gostei até aos dias de hoje. É uma das tag-teams históricas dos combates TLC, onde ajudaram a “promover” esse tipo de match, juntamente com Edge e Christian e com os Hardy Boyz. Depois de serem “libertados” pela WWE em 2005 (na verdade, a WWE não quis renovar), a WWE disse-lhes que não podiam usar novamente o nome “Dudleyz” pois era marca registada da World Wrestling Entertainment. Neste momento, estão na TNA a actuar como a Team 3D. Para finalizar, os Dudleyz serão muito provavelmente a tag team mais “galardoada” deste Top10. Além dos já referidos 8 ECW Tag Team Titles, venceram também 8 World Tag Team Titles na WWE, 1 WWE Tag Team Title e 1 WCW Tag Team Title. Isto faz dos Dudleyz a única equipa a vencer os títulos de tag team mais importantes.


09- Hardy Boyz

Outra das tag teams que me habituei a ver num passado mais próximo, também sobretudo ao sucesso dos Tables, Ladders and Chairs. Os irmãos Matt e Jeff Hardy, que como adolescentes, actuaram como jobbers na WWF, ganharam a “visão” dos fans principalmente pelas manobras de High-Flying, pelos TLC como já referi e pelos seus looks também únicos, que tinha como objectivo visar o público mais jovem da WWF. Os Hardy Boyz é mesmo considerada uma das melhores tag-teams da história da WWF/E, tendo começado a sua escalada ao topo em 1998 no Sunday Night Heat. Começaram então a ser considerados candidatos aos WWF Tag Team Titles, devido já às suas tácticas de high-flying nos combates de tag-team e tinham como manager Michael Hayes. Também tiveram como manager Terri Runnels, vencendo um dos melhores combates na WWF: um Ladder match contra Terri Runnels. Mas a manager mais conhecida dos Hardys foi mesmo Lita. Esta tag team foi separada, pois ambos os irmãos queriam procurar carreiras nos singulares. No entanto, Matt Hardy não foi muito feliz nessa tarefa. Apesar de o considerar um lutador melhor que o irmão, não teve até agora uma carreira brilhante como single, apesar de ter ganho (salvo erro) um Cruiserweight Title. Quanto a Jeff, ainda teve pior. Devido aos problemas com a droga, saiu da WWE e foi para a TNA, mas continuou a ser um “rebelde”. De regresso à WWE está no Raw. Chegou-se a pensar numa reunião dos Hardys, mas neste momento estão em Brands separadas, por isso, talvez no futuro. Para a história ficam 5 WWF Tag Team Titles.


08- Chris Benoit e Dean Malenko

Esta tag-team será pouco conhecida talvez, mas tenho obrigatoriamente de por neste Top10. Só pelos nomes estão a ver o porquê. Chris Benoit e Dean Malenko foram por algum tempo, uma tag-team na ECW e mais tarde, na WCW, sendo dois grandes amigos na vida real (viu-se no tributo a Eddie Guerrero). Em 1995, Benoit e Malenko venceram o seu ECW Tag Team Title, derrotando Sabu e Tazz (nessa altura, era conhecido por Tasmaniac). Ainda no mesmo ano, em 1995, estes dois excelentes wrestlers técnicos entraram na World Championship Wrestling onde venceram mais uma vez o Título de Tag Team da mesma federação. Na WWF, estrearam-se em 2000, como fazendo parte da stable The Radicalz, todos wrestlers vindos da WCW. Acho uma pena esta tag-team não ter durado mais tempo pois de certeza que iríamos ter belíssimos combates, sendo Benoit e Malenko dos melhores lutadores técnicos de sempre. Chris Benoit será mais conhecido, pois certamente vimos mais combates dele do que de Malenko e vemos a intensidade dos combates dele, dá tudo pelo Wrestling. Malenko era outro excelente wrestler, agora retirado. Não era por acaso que era conhecido na WCW como o “Homem das 1000 Manobras”. Para a história fica 1 Título de Tag Team da ECW e outro da WCW.


07- The Self-Proclaimed World’s Greatest Tag Team

Depois da altura dos TLC’s e daquelas tag-teams lendárias desse tipo de combate, destaca-se uma tag team até aos dias de hoje, com dois wrestlers fenomenais dentro do ring. Estou a falar de Charlie Haas e Shelton Benjamin, dois belíssimos atletas, hoje em dia completamente desaproveitados pela WWE. Esta tag team era conhecida inicialmente por Team Angle, um presente de Paul Heyman a Kurt Angle, que capitaneava a equipa. Esta tag team não demoraria muito a vencer o WWE Tag Team Championship. Depois de entrarem numa fase de derrotas, Angle despediu-os e então começaram-se a chamar World’s Greatest Tag Team e conquistaram novamente o Título de Tag Team. Ficaram juntos até ao Draft Lottery de 2004, altura em que Shelton para o Raw e venceu várias vezes o IC Title. Charlie Haas “perdeu-se” depois da saída de Shelton e apesar da sua técnica exemplar, nunca vingou na WWE. Agora estão os dois no Raw e acho que seria bom, já que estão um pouco perdidos, fazerem Tag Team novamente. Shelton agora quase nem aparece no Raw (faz uns combates no Heat) o que é de estranhar, pois considero-o sempre um candidato pelo menos ao IC Title. Haas, anda junto a Viscera como tag-team, mas também não vejo grande futuro aqui..
Para a história desta tag team ficam 2 WWE Tag Team Titles e o Título de melhor Tag Team do ano de 2003, segundo a Pro Wrestling Illustrated, o que demonstra bem a qualidade in-ring. Curiosamente, em combates de singulares entre os dois, estão neste momento empatados a 1.


06- Edge e Christian

Não sei se vão concordar com esta escolha e talvez estranhem, mas vou por esta Tag Team do Edge e Christian bem no Top 10 das minhas Tag Teams preferidas. Uma das razões de os por nesta tabela é, sem dúvida nenhuma, por serem elementos de uma das tag team que mais acompanhei ao longo dos últimos anos e por serem dois wrestlers que admiro e continuo a admirar, sendo a minha equipa favorita dos TLC’s.
Edge e Christian nem começaram logo “juntos” como tag team. Em 1998, Edge já se tinha estreado na WWF, quando outro lutador interrompe um combate seu, custando-lhe a vitória. Mais tarde é revelado que se trata de Christian, “irmão” de Edge, que se alia com Gangrel. Mais tarde, Edge juntou-se mesmo a este grupo, com os irmãos a virarem-se contra Gangrel. A partir daí, Edge e Christian ficaram como uma das mais dominantes tag-teams dos últimos anos. Esta dupla, heel a maior parte do tempo, embora no princípio seria face, iriam participar em várias promos engraçadas, gozando com os seus adversários e até as suas poses no ring, onde ficavam durante segundos, para os fans tirarem algumas fotografias. Também tinham uma “marca registada” que era o “Conchairto”, em que o adversário levava com duas cadeiras ao mesmo tempo, de Edge e Christian.
Mas claro, que E&C são mais conhecidos pelas suas participações nos já “lendários” TLC matches, juntamente com os Hardy e Dudley Boyz. Estas 3 tag-teams são as responsáveis pela subida de popularidade, se podermos dizer assim, deste combate e Edge é um autêntico mestre dos TLC. Fica para a história fica a conquista de 7 WWF World Tag Team Titles.


05- Hollywood Blondes

Muita gente pode nem conhecer esta Tag Team, mas o que é certo é que foi das melhores Tag Teams que vi lutarem na WCW, nos inícios dos anos 90. Vários wrestlers usaram este nome para tag team, especialmente nos anos 70 e 80, mas os que serão mais conhecidos, serão “Stunning” Steve Austin (esse mesmo que vos veio à cabeça) e Brian Pillman. Estes Blondes eram uma tag team heel, em 1992 e 1993, na World Championship Wrestling. Esta tag marcou-me, pois vi vários combates deles, e tinham boa combinação no ring, com o trabalho de Tag Team e como gozavam as lendas da altura da WCW, como Ric Flair e Arn Anderson. Ou seja, tinham quase tudo o que uma tag team precisa de ter para o sucesso: boa combinação dentro de ring, boa gimmick e boas mic-skills. Já todos conhecemos a carreira de Steve Austin na WWF/E, ou não fosse um dos nomes mais carismáticos de sempre na World Wrestling Federation/Entertainment. Excelente wrestler, apesar de ter partido o pescoço depois de um “Piledriver” de Owen Hart, continuou sempre a lutar e a entreter. Brian Pillman, o outro elemento dos Hollywood Blondes, teve um final triste. Foi um excelente High-Flyer, dos melhores de sempre que tenha visto, mas teve um final parecido ao do bem conhecido Eddie Guerrero. Morreu, aos 35 anos, num quarto de hotel em Minnesota (se não me engano, no mesmo Estado onde Eddie faleceu), devido a problemas de coração.
Para finalizar sobre os Hollywood Blondes, uma das mais inovadoras Tag Teams do wrestling, esta não teve o apreciamento merecido da direcção da WCW. Foram apenas 1 vez WCW Tag Team Champions, o que acho francamente pouco para 2 estrelas deste calibre.


04- The Rockers (Shawn Michaels e Marty Jannetty)

De facto, uma das tag teams mais rebeldes, sendo a “catapulta” para Shawn Michaels para a grande carreira de sucesso que teve e ainda tem. Os Rockers foram contratados em 1987, depois de estarem na AWA. Devido às “festas”, saíram da WWF apenas duas semanas depois, mas voltaram logo em 1988. Estes dois rebeldes passaram a ser dos mais adorados na WWF em termos de tag-teams, nos fins dos anos 80 e no princípio dos anos 90 pela sua combinação de agilidade, inovação, rapidez e claro, trabalho de equipa. O final dos Rockers aconteceu por causa de disputas no backstage. Num anuncio de um cereal da WWF, os Rockers souberam que estavam a ganhar metade do que o resto. Michaels, furioso, pediu a Jannetty para falar com McMahon e informá-lo que estavam de saída. No entanto, Shawn não levou avante a ideia de sair, porque tinha de sustentar a família e disse a Vince que não sabia de nada. Shawn, na sua versão da história, diz que a ideia de falar com McMahon foi de Jannetty e que nunca pensou em sair. Os Rockers venceram 1 vez os Títulos na WWF, apesar de não serem reconhecidos como tal, isto porque Jim Neidhart iria deixar a WWF e a Hart Foundation perder para os Rockers. No entanto, Jim foi recontratado uma semana depois dos Rockers ganharem os Títulos e esse combate foi “cortado” e os títulos devolvidos à Foundation. Crê-se que esta situação possa ter começado a “rivalidade” na vida real entre Bret Hart e Shawn Michaels.


03- British Bulldogs (Dynamite Kid e Davey Boy Smith)

Serem melhores que esta tag team é, deveras, muito difícil. Dynamite Kid e Davey Boy Smith (para quem não sabe, eram primos), formaram os “British Bulldogs”, outra belissima tag team dos anos 80. Estes homens começaram a sua rivalidade na Stampede Wrestling de Stu Hart e no Japão. Ambos tiveram uma grande feud na Stampede, mas quando esta federação foi comprada pela WWF tudo isso desapareceu. Já que os dois homens eram britânicos e combinavam bem dentro de ring, a WWF decidiu formar mais uma tag-team de enorme qualidade. Kid e Smith tiveram um sucesso moderado na WWF, mas eram muito populares entre os fans. Ganharam (apenas) um Tag Team Title, mas tiveram, sem dúvida, grandes combates principalmente com a Hart Foundation, acima referida. Os British Bulldogs, nesse tempo, também tomaram esteróides por alguns anos, acções que iriam ter consequências no futuro, principalmente para Smith. Este último, era um excelente powerhouse, dos melhores de sempre, também com grande técnica. Também será o nome mais conhecido desta tag team, porque Dynamite Kid nunca teve uma carreira tão brilhante como a do seu primo, apesar de ter uma enorme técnica também. Depois de se separarem, Smith começou a usar o nome “British Bulldog”, morrendo em 2002, graças ao seu passado fora do wrestling (esteróides,etc.). Dynamite Kid neste momento está numa cadeira de rodas. Para a história, fica apenas 1 Título de Tag Team na WWF.


02- Hart Foundation (Bret Hart e Jim Neidhart)

Devem pensar que a Hart Foundation era só uma stable dos Harts. No entanto, durante muito tempo foi uma tag team, que juntou 2 grandes wrestlers: o inigualável Bret “The Hitman” Hart e o seu cunhado na vida real, Jim “The Anvil” Neidhart, dois dos grandes produtos da “Masmorra” da Stampede, de Stu Hart. Antes desta tag team se juntar, Jimmy Hart tinha usado o nome Hart Foundation para descrever a stable de wrestlers que tinha sido manager antes de entrar na WWF. No entanto, essa “designação” mudou quando Bret e Jim se juntaram, com a presença claro de Jimmy Hart, que nessa altura era manager de Neidhart. Esta grande tag team começou nessa junção, formando-se então uma tag team heel. O nome Hart Foundation manteve-se, isto porque ambos os wrestlers e manager, tinham “Hart” no seu nome. Ainda são considerados uma das melhores tag teams de sempre, se não a melhor mesmo dos anos 80, juntamente com os Legion of Doom. Os dois dentro do ring, nem eram muito parecidos: Bret Hart, como sabemos, é um wrestler mais técnico, que usa a psicologia como vantagem, enquanto Jim Neidhart era mais um lutador “brawler”, tirando partido do seu poder físico.
Embora Neidhart notava-se mais pela força, também tinha boa técnica, tal como todos os “aprendizes” de Stampede têm, aliás. Boa técnica + grande força= grande wrestler. O próprio “Hitman” diz que foi muito importante esta aliança com Neidhart no inicio, pois se não acontecesse, provavelmente não era o que é hoje (palavras do próprio).
Sobre o Bret Hart, também não há mesmo muito a dizer. Começou a sua grande carreira na WWF e no wrestling, em geral, como membro da Hart Foundation. Senhor de uma técnica irrepreensível, por muitos considerado o melhor técnico de sempre. Concordo com essa opinião, penso que Hart bate mesmo um Angle ou um Benoit.
Para concluir, esta tag team também só ganhou 2 Títulos de Tag Team da WWF, o que acho estranho. Curiosamente, da Hart Foundation stable, a mais recente, só sobram 2 membros: os “originais”. Brian Pillman (como já disse em cima) morreu em 97, Owen Hart em 99 e Davey Boy Smith em 2002.


01- Legion of Doom

Para mim esta tem de ser considerada a melhor tag-team de sempre. Quando se pensa em Tag Team de wrestling, e nos grandes nomes desta divisão, tem que se pensar, obrigatoriamente, nos Legion of Doom ou Road Warriors, como quiserem. Talvez seja a tag team mais antiga que já vi em acção, pois Road Warrior Hawk e Road Warrior Animal, fizeram equipa pela 1ª vez em 1983, tendo estes dois lutado juntos quase sempre, em quase todas as federações de grande nome, como a NWA, a WCW, a WWF, a New Japan Pro Wresling, AWA, All Japan Pro Wrestling, bem como várias promoções independentes por toda a América. É difícil não saber quem eram os LOD. Primeiro de tudo, as suas pinturas faciais e o seu..”armamento”, com que andavam, davam logo uma aparência única na altura e foram aqueles que “trouxeram” as pinturas faciais para o Wrestling. As mesmas pinturas fizeram destes homens famosos, aparecendo mesmo muitas vezes em capas de revistas de wrestling.
Infelizmente, só um deles actualmente está entre nós. Hawk faleceu a 19 de Outubro de 2003 aos 46 anos de idade e aí pensava-se que os LOD tinham acabado. Pelos combates que vi, Hawk era um bom wrestler, nada mau mesmo dentro de ring e fazia boas promos, mas curiosamente, e tal como o seu amigo de infância Animal, nunca vingaram sozinhos, talvez porque nem queriam ser separados.
Á pouco tempo, depois da morte de Hawk, formaram-se uns novos “LOD”, com Animal, o antigo parceiro do malogrado Hawk e Heidenreich, numa união que não gostei e que surgiu mesmo só para fazer um pouco de publicidade ao DVD dos antigos LOD que estava para sair. Foi mais uma das “brilhantes” ideias nos últimos tempos da WWE e mesmo assim, ainda assim, ainda conseguiram ser WWE Tag Team Champions. Tirando isto, para mim os verdadeiros LOD serão Hawk e Animal, que, de entre muitos títulos, conquistaram 2 WWF Tag Team Titles, 1 NWA e AWA World Tag Team Title, e muitos mais, em outras federações.

 
2 Comments: